Razão fixa
Experimento Razão Fixa
Elisângela Patrícia Schardosin
Abril, 2013
Resumo No dia 23 de abril de 2013, terça-feira, realizamos no laboratório de informática o experimento de observação do sujeito (rato). Onde foi estipulado um tempo de 8 á 13 movimentos do sujeito a pressão de barra. Optei por 8 movimentos, assim no momento que o sujeito realizar os 8 movimentos de pressão de barra a comida seria inserida. Observando o sujeito perfiz a contagem de resposta de pressão de barra (RPB), e a observação de outras respostas como andar, farejar, parar, limpar e erguer. Observando o sujeito (rato) no total de 30 minutos. Os comportamentos foram anotados em uma folha de registro – Razão Fixa, que se encontra ao final do relatório. Ao realizar o experimento o sujeito no inicio dos primeiros 1º minutos emitiu resposta abaixo da frequência. Logo a partir dos 10° minutos passou a alternar seus níveis de frequência respondendo a estímulos progressivamente. Mantendo-se assim até ao final do experimento que ocorreu em 30 minutos.
Introdução Um esquema em razão fixa é um esquema de reforçamento intermitente, no qual o reforçamento ocorre após um número específico de respostas. Além da alta frequência de resposta, outra característica do reforçamento em razão fixa é uma pausa-após-reforço que surge depois da ocorrência do reforçador. No programa de razão fixa, o reforço é empregado após um número previamente estabelecido de respostas. WHALEY e MALOTT (1980) Quando a razão é fixa, há uma pausa após o reforço, mas se a razão é variável, mantém-se uma alta frequência de respostas. REESE (1975)
Resultados Realizei o experimento de observação do sujeito (rato), durante 30 minutos, através do computador, observando as resposta de pressão de barra (RPB) e outras respostas como limpar, andar, farejar, erguer e parar. Onde foi estipulado um tempo