Razão fixa
Jéssica Fernandes
Juciele Rech
Nilton Formagio
Associação Catarinense de Ensino
Faculdade Guilherme Guimbala
Curso de Psicologia
Análise Experimental do Comportamento
Relatório nº 7
Agosto/2013
2º ano B
Equipe nº 12
MÉTODO
Sujeito: Para a execução desta experiência utilizou-se um sujeito da raça Wistar, proveniente do biotério da Faculdade Guilherme Guimbala, de aproximadamente 10 meses de idade, estando em privação de água por 48 horas antes da realização do experimento, sendo a água seu único reforçador. O sujeito experimental alimenta-se de ração balanceada, que se encontra disponível em sua gaiola. O sujeito tem como histórico experimental os exercícios de Determinação do Nível Operante e Treino ao Bebedouro, Modelagem, Reforçamento Contínuo, Nível de Saciação, Extinção de Resposta de Pressão a Barra, Intervalo Fixo e Intervalo Variável .
Aparelhos: Caixa de Condicionamento operante e outros materiais descritos em FERNANDES, J. (2013). Nível de Saciação. Trabalho não publicado, ACE, Joinville.
Procedimento: Após os aparelhos utilizados serem verificados, o sujeito foi colocado dentro da caixa de Skinner, sendo liberado reforço totalizando cinco gotas de água, para induzir o sujeito á pressão á barra. Após este procedimento, a chave de controle é desligada de forma que o sujeito emite a resposta de pressão a barra, mais não receba o reforço, todas as respostas foram anotadas em uma folha de registro. O reforço foi liberado, totalizando uma gota de água em um esquema de razão fixa, ou seja, foi determinada uma sequencia especifica, onde o sujeito experimental emite respostas de pressão a barra repetidas vezes, sendo reforçado somente no número que representa esta razão fixa imposta.
RESULTADOS
O exercício de razão fixa foi iniciado no dia 07 de agosto de 2013, onde o sujeito experimental não mostrou-se muito animado, sendo assim necessário utilizar-se de mais uma sessão no