razao
Tais esquemas de razão se caracterizam pela exigência de um número de respostas emitidas para a apresentação de cada reforçador. As experiências laboratoriais retrocedem ao comportamento do rato diante dos esquemas de reforçamento intermitente de razões variáveis. Para que este reforço seja exibido, é necessário que ocorra certo número de respostas, sendo imperativo que seja emitida mais que uma resposta. É imprescindível ressaltar que tais esquemas de razão exibidos reforçam diferencialmente a produção acelerada de respostas, sendo que o sujeito experimental responde é imediatamente reforçado. (Moreira e Medeiro, 2007):
No esquema de razão variável o número de respostas imposto para a apresentação de cada reforçador será seguido através da serie disponibilizada pelo manual de laboratório. O sujeito experimental precisa emitir a resposta de pressão a barra (RPB) que é seguida de uma sequencia de números variáveis de respostas para que seu comportamento seja reforçado. Antes de inicializar o seguimento da serie foi disponibilizado dez gotas para o sujeito.
Do primeiro ao decimo minuto o sujeito experimental obteve setenta e uma respostas sendo que dessas dezessete foram reforçada. Do decimo primeiro ao vigésimo minuto o sujeito experimental obteve cento e trinta e quatro respostas de pressão a barra acumuladas sendo que dessas vinte e duas foram reforçadas. Do vigésimo primeiro ao trigésimo primeiro minuto o sujeito alcançou cento e quarenta e seis respostas de pressão a barra (RPB) acumuladas, entretanto, não obteve reforço em nenhuma delas. Do trigésimo segundo ao quadragésimo minuto o sujeito experimental obteve cento e cinquenta e cinco respostas de pressão a barra (RPB) acumulada e dessas vinte e quatro foram reforçadas, finalizando o primeiro dia do experimento.
No segundo dia e seguindo a somatória de respostas acumuladas assim como reforços. Do primeiro ao decimo minuto o sujeito experimental obteve duzentos e setenta e nove respostas de