Rapadura
Rapadura é uma crônica que relata uma parte da vida de um casal, cujo marido é fragado por sua esposa com outra mulher em sua própria banca de rapadura. Ao se deparar com a cena sua esposa arremessa uma rapadura contra a mulher, e assim começa a confusão. A agredida começa a gritar, o homem a manda calar a boca para não chamar a atenção dos outros para ligarem para polícia, mas foi tarde demais o pedido, porque em instante o policial chega.
Ao chegar ao local da confuão, o coração do policial palpita em ritmo acelerado, pois tem uma admiração por aquela mulher agredida, e se lembra do dia em que fez uma serenata para ela, e como resposta ela atira um sapato, dias seguintes ele compra a ela uma sandalha nova.
O cabo encaminhou a vitima para o hospital e levou o homem com sua esposa para a delegacia. O policial pede a mulher contar o ocorrido, no momento em que ela está terminando de relatar sua mãe chega gritando e declarando que sua filha (a esposa) sofre violência dentro de casa, para a surpresa da mãe, a filha a manda calar a boca e diz:” E se bate, bate no que é dele”. Por fim, o policial aconselha a todos irem para a casa e seguirem a vida de maneira correta. Vizinhos relatam que nesse dia a esposa levou uma surra que jamais esqueceria.
2) Sim concordo, crônica tem algumas características como: • Pequeno conto baseado em algo do cotidiano • Possui uma crítica indireta • Escrita em tom humorístico Sendo assim o texto acima pode ser classificado como crônica, pelo fato de possuir pontos caracteristicos de crônica.
3) O título da crônica está ligado direatemnte com o texto e por consequência com o narrador, pois a história gira em torno de uma ‘rapadura’; Sim, é um título literário classificado como sugestivo,e mais usado para a literatura; Há ironia , pois rapadura é um doce, e na crônica a rapadura se torna algo ruim, pois serviu para agredir uma mulher.
4) Após reler o texto pude pegar informações com a música do