a rapadura e as tecnologias rurais antigas em caparao
Natureza do trabalho
Investigativo (portal pontociência), didático (envolvimento de estudantes),construtivo (portal pontociência) e etnocientífico.
Título do trabalho
A RAPADURA E AS TECNOLOGIAS RURAIS ANTIGAS EM CAPARAÓ
Nome dos autores
FERREIRA, N.L.C., NAZARETH, L.F.A.
Alunos do Colégio Técnico da UFMG
Instituição
Colégio Técnico – COLTEC da EBAP/UFMG
Resumo
O Projeto Caparaó, desenvolvido por professores do COLTEC e pelo antigo diretor do Parque Nacional de Caparaó, tem como objetivo formar uma comunidade de aprendizagem entre os alunos do COLTEC e a sociedade caparaoense.Nesse projeto, os alunos aprendem técnicas e tecnologias rurais, como a produção da rapadura junto aos tacheiros (mestres de ofício).
O trabalho visa, entre outras aprendizagens, a análise química, cultural e processual da produção de rapadura em Caparaó e as técnicas rurais envolvidas na atividade. O aluno é inserido no contexto de modo a aprender, na prática, várias modalidades da química, lidando com o saber cultural imaterial e a prática da atividade.
Esta última é filmada e postada no portal Ponto Ciência, como forma de auxiliar professores e alunos no entendimento e ensino da química.
Palavras chave
Rapadura, Caparaó, Tecnologia rural
1. Introdução
Este trabalho retrata os processos envolvidos na fabricação da rapadura e as tecnologias e técnicas rurais a ela adjacentes, relacionando-as com diversas áreas do conhecimento, de forma a mostrar o caráter interdisciplinar do processo. O conhecimento/pesquisa foi adquirido nas comunidades das cidades de Caparaó e Alto Caparaó, ambas na Zona da Mata mineira, onde os habitantes convivem diariamente, direta ou indiretamente, com essa rotina de trabalho, e puderam, assim, ensinar e relatar com maiores detalhes aos que se interessaram e buscaram pelo assunto.
O projeto envolveu estudantes voluntários do COLTEC e das escolas locais,