RApadura
A rapadura é feita a partir da cana-de-açúcar após moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. É considerado um alimento com maior valor nutritivo que o açúcar refinado pois, enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui outras substâncias nutritivas em sua composição2 .
O nome rapadura, uma variação de "raspadura" (originada do verbo raspar), originou-se da raspagem das camadas espessas de açúcar presas às paredes dos tachos utilizados para a fabricação do mesmo1 .
Índice [esconder]
1 Regiões de produção
2 Processo de fabricação
3 Consumo
4 Propriedades
5 Curiosidades
6 Referências
7 Ligações externas
Regiões de produção[editar | editar código-fonte]
É típica do Nordeste do Brasil e de diversas outras regiões da América Latina3 , onde recebe diferentes nomes como: panela (Colômbia, Venezuela, México, Equador e Guatemala), piloncillo(México), papelón (Venezuela e Colômbia), chancaca (Bolívia e Peru), empanizao (Bolívia) ou tapa de dulce (Costa Rica). O nome rapadura (ou a variação raspadura) é utilizado também na Argentina, na Guatemala e no Panamá. Seu uso também é disseminado na Índia onde no sul esta chamado Vellam e nome ingles e Jaggery.
Na América Latina, a Colômbia é o primeiro produtor, com 1 milhão de toneladas anual e o segundo mundial depois da Índia1 . A Região Nordeste é a maior produtora de rapadura do Brasil, onde o Ceará aparece como maior produtor 4 .
Processo de fabricação[editar | editar código-fonte]
Etapa do processo de fabricação da rapadura onde