Ramificações
Conceito de mercado de trabalho relaciona aqueles que oferecem força de trabalho com aqueles que procuram-na, num sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar. O seu estudo procura perceber e prever os fenômenos de interação entre estes dois grupos tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade.
Conceito de hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia. Os principais estabelecimentos que atendem a esta demanda seriam os hotéis, as pousadas, os restaurantes e os centros de convenções.
O Brasil ainda carece de muitos investimentos para capacitar a mão-de-obra deste segmento. O SENAC e a universidade Anhembi Morumbi têm sido uma das poucas iniciativas de formar e capacitar trabalhadores e profissionais para a Hospitalidade nos seus Centros de Formação Hoteleira nas cidades brasileiras de maior demanda turística. As grandes redes de hotéis são os lugares onde se consegue manter uma melhor padronização de serviços e manutenção dos programas de Qualidade, pois muitos deles já trazem consigo experiências vindas do exterior e também muitos deles são obrigados a atenderem padrões exigidos pelas franquias. Já os estabelecimentos de pequeno porte como pequenas pousadas e restaurantes, ainda vivem dando conta da sua atividade baseado em improviso e pela intuição somente. Não existe ainda uma cultura de atualização, de programas de qualidade e de treinamentos da brigada de trabalho.
Com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, vem aí um grande desafio para reestruturar e profissionalizar ao máximo toda a estrutura de Hospitalidade no nosso país. O Governo Federal já está se movimentando nesse sentido, oferecendo gratuitamente cursos de inglês