Ramificações do capitalismo
Campus Ondina
Ramificações do capitalismo
Trabalho apresentado a professora
Rita de Cassia da disciplina
Contemporaneidade pelo estudante
Lucas Daltro do Bacharelado
Interdisciplinar em Ciência e
Tecnologia, Noturno.
Salvador – BA
Março/ 2013
Desde a existência de sistemas economicos antecedentes ao capitalismo sempre houve a necessidade de se obter lucro. O Feudalismo (sistema economico antecedente ao capitalismo) tinha como caracteristica o poder descentralizado o qual estava na mão de Senhores Feudais, economia baseada na agricultura, trabalho de servidão e escambo.
É possível perceber que desde a Idade Média havia um esquema de troca para algum objetivo, no caso dos Feudos, o Suserano dava uma certo lote de terra e proteção para o vassalo em troca de fidelidade e trabalho e assim funcionava uma parte da economia.
Haviam apenas 3 classes sociais, a Nobreza, responsavel pela coleta dos tributos pagos pelos camponeses, o Clero, responsável pela coleta dos dízimos e os camponeses que trabalhavam para pagarem seus tributos e dízimos a fim de sobreviverem onde viviam.
A aquisicão de suprimentos e outros materiais era feita através escambo entre Senhores Feudais, quando necessário haviam guerras para que se aumentasse a produção e consequentemente o poder do Feudo.
Depois do feudalismo o capitalismo tomou conta do mundo de maneira devastadora, porém os fundamentos continuavam parecidos com o antigo sistema econômico, mas ao mesmo tempo com um parâmetro bem peculiar, a necessidade da circulação da moeda.
Comparando-se as divisões sociais do período capitalista com o Feudal é perceptível a visibilidade de funções similares, como receptores de Tributos, Nobreza e Governo, receptores de dízimos, Clero e Igrejas(de maneira geral), e pagantes de tributos Camponeses e Trabalhadores. Além disso, a Nobreza