ciclo pdca
Nos dias atuais, o fator qualidade nas organizações se tornou não apenas uma questão de escolha ou diferencial competitivo. A gestão da qualidade tornou-se um fator de sobrevivência em um mercado atual altamente globalizado, em que as empresas que a praticam obtêm a preferência do mercado. Como afirma Campos (2004), a qualidade leva a uma melhor produtividade nas empresas, gerando melhores controles de seus recursos e, conseqüentemente, a uma redução de custos que influenciarão no desempenho organizacional.
Entretanto, todas as empresas possuem problemas, sendo estes considerados como resultados indesejáveis no processo, que as privam de obter melhor qualidade e produtividade de seus produtos e serviços, gerando perdas e afetando sua sobrevivência. Nesse contexto, o Método de Análise de Solução de Problemas (MASP), com base no ciclo do PDCA (Plan, Do, Check,
Action), se torna uma ferramenta fundamental para a análise desses problemas a fim de propor e implantar soluções eficientes e eficazes para equacionar e resolver problemas.
Segundo Werkema (1995), através do MASP, utilizando o ciclo PDCA, o nível estratégico da organização poderá tomar decisões baseadas em fatos e dados previamente comprovados como causas raiz dos problemas para assegurar o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização.
A ocorrência constante de altas taxas de mortalidade de aves configura-se como um problema que impacta diretamente na produtividade e na geração de receita de uma empresa de pequeno porte do setor avícola localizada na cidade de Benevides, Pará. Nesse contexto torna-se imperativo o tratamento do referido problema a fim de reduzir as perdas financeiras geradas pelo mesmo. Com o objetivo de propor soluções para este problema, foi utilizado o MASP
(Método de Análise de Solução de Problemas), através do desenvolvimento da