Ramificações das religiões
Magazine
7
AS RAMIFICAÇÕES DO CRISTIANISMO
DO CRISTIANISMO ORIGINARAM-SE VÁRIAS IGREJAS, QUE PODEM SER AGRUPADAS EM TRÊS GRANDES RAMOS: O CATÓLICO, O ORTODOXO E O PROTESTANTE
CRISTIANISMO
RAMO ORTODOXO
1054
RAMO CATÓLICO
IGREJA ORTODOXA
A disputa política entre o Império Romano do Ocidente e o do Oriente provocou a primeira grande divisão do cristianismo. Em 1504, o patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, temendo que sua autoridade fosse considerada menor do que a do papa, declara-se independente de Roma. Tentativas de conciliação entre as duas igrejas foram feitas, mas a divisão foi permanente, apesar das semelhanças de doutrina e de culto. A Igreja Ortodoxa subdividiu-se e as principais são a russa, a grega e a romena.
IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA
Criada em 1946 pelo ex-bispo católico romano d. Carlos Duarte Costa, que fora excomungado, depois de destituído de duas dioceses paulistas por se envolver em escândalos. Ele passou a criticar a Igreja Católica Romana e o papa, lançando as bases para a fundação da nova igreja, que se difundiu por vários Estados brasileiros. Tornou-se conhecida por realizar novos casamentos de pessoas que foram casadas e se separaram.
IGREJA CATÓLICA ROMANA
Considerada a igreja fundada pelo próprio Cristo, que teria delegado a Pedro a tarefa de conduzir o povo cristão na fé. Pedro, portanto, foi o primeiro papa, e seus sucessores – os papas – são a autoridade máxima da Igreja. Os católicos romanos acreditam no poder de intercessão dos santos e admitem a utilização de imagens em seus rituais, o que não significa adoração a elas. A maioria dos católicos da atualidade é habitante das Américas, da Europa, da Austrália, da Nova Zelândia e da África.
RAMO PROTESTANTE
O ramo protestante ou evangélico fragmentou-se em três sub-ramos: anglicano, luterano e calvinista. Os sub-ramos, por sua vez, subdividiram-se em um grande número de igrejas.
LUTERANOS
Martinho