Planejamento escolar
O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Formosa-GO
2012
Introdução
Planejar ou não planejar? Essa é uma questão que sempre se repete. Porque a maioria dos professores prefere contar com a experiência e ate mesmo com a sorte para se sair bem nas aulas enquanto outros acreditam que sem preparo não se consegue alcançar os objetivos esperados, desejados? Vale a pena planejar? Consegue-se assim mudar alguma coisa no ensino de língua portuguesa no país? Aumentam-se os resultados positivos planejando? Qual o professor é mais bem aceito os que preparam as aulas ou os que preferem improvisar ou contar com a sorte para dar uma boa aula? Objetivo desse trabalho é descobrir ou pelo menos entender os motivos pelos quais os professores de ensino fundamental e médio acham necessários ou não preparar as aulas de língua portuguesa. Alem de ressaltar a grande importância do planejamento escolar.
Este texto tem como referencia o livro “Porque planejar como planejar?”de Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant’Ana que defende o ato de planejar como uma realidade que sempre acompanhou a trajetória da humanidade. “O ato de pensar não deixa de ser um verdadeiro ato de planejar”.
Palavras-chaves: Planejamento; Professor.
O PLANEJAMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como conseqüência, aulas monótonas e desorganizadas, causando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e