Planejamento Escolar
CELUTINA FERRAZ AGUIAR
RESUMO
Pretende-se neste trabalho abordar “O planejamento escolar” como é feito e a sua importância. Verificaram-se três modalidades de planejamento articulado entre si: O plano da escola, plano de ensino e plano de aula. Para isso foram feito levantamento bibliográficos sobre o assunto e seus objetivos, com a intenção de enriquecer os conhecimentos daqueles que desejam obter uma visão sobre as formas de planejamento pesquisado. Com base nos dados coletados entendeu-se que o planejamento escolar é de fundamental importância para programar as ações da escola.
Palavras chave: Planejamento. Escola. Ensino. Aula.
1 INTRODUÇÃO
Como a sociedade passa por constantes transformações e o individuo tem que estar preparado para acompanhar essas mudanças. A educação a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe a escola e aos professores, o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver.
As escolas não devem trabalhar na base da improvisação. Suas atividades devem ser minuciosamente planejadas.
O planejamento figura como a primeira função administrativa por ser exatamente aquela que serve de base às demais funções contidas no meio escolar. O planejamento é a função administrativa e coletiva que determinam antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.
O plano da escola é um documento mais amplo: expressa a orientação gerais que sintetizam de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e de outro as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. O plano de ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho