Ram E Dram II
Memória RAM do inglês “Random Access Memory”, ou Memória de acesso aleatório, é um tipo de memória volátil presente hoje em grande parte dos dispositivos eletrônicos digitais.
O processador necessita fazer várias operações por segundo, mas ele não tem a capacidade de armazenar as informações necessárias para estas operações, sendo assim ele precisa de algum dispositivo que será capaz de armazenar essas informações. Para isto existe a memória principal. O processador busca nas memórias secundárias os dados necessários para uma determinada operação, é necessário armazenar estes dados na memória principal. Para este armazenamento, o processador envia um sinal via barramento de controle para ligar a ativar a memória e a função de escrita. Após este armazenamento o processador já pode trabalhar com estes dados. Ativando o a função de leitura ele irá buscar os dados armazenados na memória principal e processá-los.
Entre o processador e a memória, possuem três barramentos. Barramento de controle, Barramento de Dados e Barramento de Endereços. O barramento de controle ativa as funções da memória, o barramento de endereços serve para informar as a posição de armazenamento na memória e o barramento de dados serve para a transferência dos dados, conforme ilustração abaixo.
Internamente a memória RAM é constituída por: blocos de memória, palavras de memória e célula de memória. A célula de memória é o menor espaço de armazenamento composto pelos bits 0 ou 1, a palavra de memória é um conjunto de células e o bloco de memória é um conjunto de palavras, conforme ilustração abaixo.
E a memória DRAM é um tipo de memória RAM de acesso direto que armazena cada bit de dados num condensador ou Capacitor. O número de elétrons armazenados no condensador determina se o bit é considerado 1 ou 0. Como vai havendo fuga de elétrons do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja atualizada periodicamente.