Memorias Volateis
Memoria DRAM
Profº Renato Santos
Jean Pimentel
João Hosken
Kelvin Monteiro
Wagner Bonfim
FACULDADE PITAGORAS CAMPUS GUARAPARI
MEMORIA DRAM
INICIO...
A RAM (Random Access Memory - Memória de acesso aleatório) é usada em alta escala e cada vez em maior quantidade nos computadores e tem como principais características:
Permite a leitura e a gravação de dados, enquanto as ROM só servem para leitura.
É volátil, isto é, a memória RAM perde todos os seus dados assim que é desligada. Isto não é nenhum problema, pois quando o computador é ligado, o sistema operacional novamente é transferido do disco rígido para a RAM.
As memórias RAM atuais mais modernas são do tipo DIMM SDRAM DDR 3. Para traduzir a sigla, vale a pena dar uma olhada numa breve história das memórias. Os primeiros modelos de memória RAM apareceram ainda na década de 50. Nos anos 70 elas começaram a se tornar populares, equipando os primeiros computadores pessoais. Naquela época, as memórias usavam um padrão chamado SIMM (single in-line memory module). A única diferença entre o padrão SIMM e o DIMM (double in-line memory module) atual é que, nos pentes mais antigos, havia chips de memória apenas de um dos lados do pente, como o nome indica: single, único. Atualmente, há chips dos dois lados, novamente como o nome indica: Double, duplo.
A segunda sigla, SDRAM, tem a ver com a frequência com que as informações são transmitidas pelas memórias para o processador do computador. A sigla significa Synchronous Dynamic Random Access Memory, ou memória de acesso aleatório síncrono e dinâmico. O acesso é aleatório porque o computador pode ter acesso a qualquer informação que esteja gravada na memória diretamente, sem precisar seguir uma sequência. E ele é síncrono porque a memória trabalha na mesma frequência do processador. Ou seja, pulsos elétricos gerados com a mesma frequência usada pelo processador fazem com que as memórias trabalhem de forma