memórias volateis
Passo 1
Entenda o conceito de memória volátil e não volátil. Existem diversos tipos de memória, mas elas fazem sempre parte de uma dessas famílias. Descreva claramente o que significa dizer que uma memória é do tipo “volátil” e do tipo “não volátil”.
Memórias voláteis
Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada. São fabricadas com base em duas tecnologias: dinâmica e estática.
Memória dinâmica
A memória dinâmica é a mais barata delas e, portanto, a mais utilizada nos computadores e são aquelas que foram popularizadas como memórias RAM.
Memória estática
A memória estática não necessita ser analisada ou recarregada a cada momento. Fabricada com circuitos eletrônicos conhecidos como latch, guardam a informação por todo o tempo em que estiver a receber alimentação.
Memórias não voláteis
São aquelas que guardam todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação. Como exemplos, citam-se as memórias conhecidas por ROM, FeRAM e FLASH, bem como os dispositivos de armazenamento em massa, disco rígido, CDs e disquetes. As memórias somente para leitura, do tipo ROM, permitem o acesso aleatório e são conhecidas pelo fato de o usuário não poder alterar o seu conteúdo. Para gravar uma memória deste tipo são necessários equipamentos específicos.
Passo 2
Faça uma pesquisa em sites de busca, encontre artigos sobre os quatro diferentes tipos de memórias vistos em aula, a saber: ROM, PROM, EPROM, EEPROM. Visite também sites específicos sobre memória e tecnologia em hardware como http://www.infowester.com/memoria.php. (Acesso em 13 de dezembro de 2010)
ROM
(Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais. Outra característica das memórias ROM é que elas são do tipo não