Memórias de computador

4187 palavras 17 páginas
Ivair José de Souza
Memórias
Click nos links abaixo
RAM
PROM
Tecnologias da SRAM
Tecnologia das memórias
ROM
EPROM
Evolução da cache
FPM DRAM e EDO DRAM
DRAM
EEPROM
Módulos de memória
EDO DRAM e SDRAM
SRAM
FLASH ROM
SIMM-30 e SIMM-72
Instalação de memória
BIOS
Memória cache
DIMM-168 e DDR
Célula de memória

RAM: Random Access Memory (memória de acesso aleatório). A RAM permite as operações de leitura e escrita e tem os seus dados apagados quando a fonte de energia é desligada isto é, a RAM é volátil.
O tempo de acesso à memória RAM independe da posição de memória a ser acessada. O tempo gasto para acessar o endereço 1 é o mesmo que para acessar o endereço 10000, visto que este acesso é aleatório. Nas fitas magnéticas, o acesso à informação é feito de forma seqüencial o que torna o tempo de acesso lento e dependente de onde se encontra a informação ou dado na fita.
A RAM é a área de trabalho do PC. Ao abrir um arquivo, o mesmo é copiado do disco rígido para a RAM.e ao desligar o computador deve-se salvar o trabalho para que as modificações feitas não sejam perdidas.
ROM: Read Only Memory (memória somente de leitura). A ROM aceita somente a operação de leitura. Outra característica da ROM é que os dados armazenados não são apagados mesmo desligando a fonte de energia isto é, a ROM não é volátil.
O tempo de acesso à ROM (200ns) é bem maior que o tempo de acesso à RAM isto é, a memória ROM é bem mais lenta do que a memória RAM. Devido a isto, durante a inicialização do PC é feita uma cópia do conteúdo da ROM/BIOS para a RAM e esta operação é denominada de SHADOW RAM. Esta função deve ser habilitada no SETUP do PC
A ROM armazena o BIOS do computador e é através do BIOS que pode-se configurar o SETUP. Os dados do SETUP ficam armazenados numa memória CMOS que é volátil e por isto, estes dados (configuração do hardware do PC) são perdidos quando a "bateria do SETUP" é removida ou descarregada. Sendo o BIOS armazenado na memória ROM

Relacionados

  • Memorias de Computadores
    4910 palavras | 20 páginas
  • Memória de computador
    332 palavras | 2 páginas
  • Memórias de computador
    1078 palavras | 5 páginas
  • Memórias de computadores
    1082 palavras | 5 páginas
  • Memória de um computador
    972 palavras | 4 páginas
  • Memórias de computador
    8764 palavras | 36 páginas
  • Memorias de computador
    1122 palavras | 5 páginas
  • Memória do computador
    594 palavras | 3 páginas
  • O computador e suas memórias.
    296 palavras | 2 páginas
  • memorias de computadores
    438 palavras | 2 páginas