ralé
Dia 30/11/12
Adriano Alves Lucchesi: Uma introdução a Casa Grande e Senzala de Darcy Ribeiro, texto contido no Livro Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre, 46ª ed., Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
Alexandra Wolcow Torres e Bernard Korman Kuperman: Capítulo 01 (Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida) do Livro Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre, 46ª ed., Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
Caio Soter Montoaneli e Carlos Eduardo Azambuja: Introdução e Capítulo 01 (A construção do mito da “brasilidade”) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Daniel Rodrigues Costa e Danilo Correa Lima: Capítulo final (A viagem redonda: do patrimonialismo ao estamento) do Livro Os donos do poder – formação do patronato político brasileiro de Raymundo Faoro, 3ª ed. revista, São Paulo: Editora Globo, 2001.
Fernanda Amélia Souza e Francisco José Barbosa: Capítulo 05 (Os limites do politicamente correto) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Dia 10/12/2012
Francisco Luiz Araújo: Capítulo 01 (Fronteiras da Europa) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Frederico Arruda Costa e Aécio Filipe Coelho: Capítulo 02 (Trabalho e aventura) e nota ao capítulo 02 (Persistência na lavoura de tipo predatória) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Gustavo de Oliveira Costa: Capítulo 03 (Herança rural) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Henrique Drumond Carvalho, Luiz Carlos Gonçalves e Ramon de