Raizes do Brasil
CÍNTIA GONÇALVES ALVES – RA 7506572192
EDUARDO VITOR RIBEIRO – RA 7376568010
LUZIA M. P. SANTOS SILVA – RA 7982699459
ROSANA CRISTINA DA SILVA – RA 7755634501
SERVIÇO SOCIAL – ORGANIZAÇÃO SOCIAL
JUNDIAI/SP
2014
HERANÇA INTELECTUAL
O Brasil em sua grandiosa literatura tem produzido grandes obras que de tão profundas em suas análises sobre a problemática histórica do povo brasileiro, traduzem até os dias atuais a nossa trajetória como brasileiros. Existem especialmente três autores, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freire, Caio Prado Jr, que são de suma importância para nos dar um parâmetro do que foi e do que é o Brasil, querendo dizer com isso que os assuntos tão bem expostos em suas obras, de alguma forma continuam relevantes para o entendimento do Brasil contemporâneo.
Citaremos suas obras que ao nosso ver foram as mais marcantes para que chegássemos a essa conclusão. Comecemos então por Sérgio Buarque de Holanda e a sua obra “Raízes do Brasil” que interpreta de uma original a composição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.
Nessa obra, o autor buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais, e, descreveu o brasileiro como um homem cordial, que age com o coração. O Brasil Colônia visto por Sérgio Buarque de Holanda tem pouca organização social, muito centrada na violência, tendo também o trabalho escravo como síntese de favorecimento a aventureiros que desejavam prosperidade sem custo e, de métodos predatórios tanto ao uso do pessoal quanto a exploração da terra.
Sendo um livro inovador no que diz respeito busca da identidade nacional, se insere justamente num momento, no qual a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente científico, nesse quesito pode-se