Raizes da empatia
As pessoas como um todo têm dificuldades de tratar situações que tratam de saber como as pessoas estão se sentindo devido ao emocional. Precisamos desenvolver e aplicar a empatia e estarmos em sintonia durante o relacionamento. Hoje o tema sobre abusos emocionais é amplamente discutido e condenado e a discussão abre margem a aplicarmos a empatia para entender o que o abusado sente para não incorrer no mesmo erro e até mesmo não provocar reações indesejáveis. Precisamos adotar o sentimento altruísta de que ter empatia é também ter envolvimento, ou seja, o sofrimento do outro também é nosso. Devemos observar que ao não conseguirmos aplicar a empatia nos tornamos incapazes de sentir a dor das vitimas e acabamos arrumando desculpas ou nos permitindo dizer mentiras para nos proteger.
No nosso dia a dia por uma série de motivos é muito complicado pararmos para pensar nas necessidades das outras pessoas, de tentar nos colocarmos no lugar delas de modo a entender seus pontos de vista e colocações.
Eu mesmo em minha atual posição tento entender as situações que se apresentam e as reações das outras, pois já passei pelas posições que ocupam e sei bem quais são as dificuldades do cargo e das atividades do dia a dia.
Procuro conversar bastante com todos e orienta-los sobre as formas de fazer, dando liberdade para que possam fazer suas escolhas para concluir as tarefas definidas. Deixo bem claro que não me interessa como ele fará, mas que cobrarei pela conclusão e pelo resultado final. Estou atualmente reestruturando o setor operacional da empresa, tendo que reformular, ou melhor criar meu staff e toda a equipe. É uma tarefa árdua e muito difícil, mesmo porque algumas imposições são feitas por parte da direção da empresa e preciso me colocar na posição deles para poder entender melhor a questão e poder ter argumentos fortes para aplicar junto a minha equipe. Esta é uma