as origens da empatia
Assim que Hope, de apenas nove meses, viu outro bebê levar um tombo, ficou com os olhos cheios d'água e engatinhou até sua mãe, procurando consolo, embora não fosse ela que tivesse levado o tombo. E Michael, com um ano e três meses, foi buscar seu ursinho de pelúcia para entregá-lo ao amigo Paul, que chorava; como Paul continuasse chorando, Michael se agarrou no cobertorzinho "de segurança" do amigo. Esses pequenos atos de simpatia e solidariedade foram observados por mães treinadas para registrar tais incidentes de demonstração de empatia. Os resultados do estudo sugerem que as origens da empatia podem ser identificadas já na infância. Praticamente desde o dia em que nascem, os bebês ficam pertubados quando ouvem outro bebê chorando - uma reação que alguns encaram como o primeiro indicador da empatia que se desenvolverá até a idade adulta.
...
A Empatia envolve conhecer as emoçoes de outra pessoa , o modo como ela se caracteriza, o que ela está sentindo . A empatia é alimentada pelo autoconhecimento , quanto mais consciente estivermos acerca de nossas próprias emoçoes , mais facilmente poderemos entender o sentimento alheio.
Essa capacidade, de saber como o outro se sente , entra em jogo vários aspectos da vida , quer nas práticas comerciais , na administração , no namoro e na paternidade. A falta de empatia é também reveladora . Nota-se em psicopatas , estrupadores , e molestadores de crianças
As origens da Empatia
COMO SE DESENVOLVE A EMPATIA - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
"Ao ver a mãe chorar , um bebê enxugou os próprios olhos, embora não tivessem lágrimas." Essa mímica motora, como é denominada, é o siginificado técnico original da palavra empatia, como pela priomeira vez foi usada, na década de 20, por E.B Thitchener, psicologo americano.
Do grego empátbeia, " entrar no sentimento ", termo inicialmente usado por teóricos da estética para designar a capacidade de perceber a