RAIVA
A Raiva é uma zoonose, doença de animais e transmitida por animais a seres humanos, causada por um vírus da família rhabdoviridae do gênero Lissavirus. Este distúrbio, infeccioso e agudo, se espalha pelo sistema nervoso de mamíferos domésticos ou selvagens como cães, gatos e morcegos, por exemplo. Este distúrbio só é curável em seus estágios iniciais. Quando a doença se estabelece ela é letal e, em humanos, só o que se pode fazer é um tratamento paliativo para diminuir o sofrimento do paciente.
CARACTERIZAÇÃO DO VÍRUS
Seguindo à infecção primária, o vírus entra na fase de eclipse, na qual não pode ser facilmente detectado no hospedeiro. Essa fase pode durar por vários dias ou meses. A entrada do vírus nos nervos periféricos é importante para a infecção progressiva ocorrer.
Depois do vírus entrar nos nervos periféricos, ele é transportado até o sistema nervoso central, geralmente via nervos motores e sensoriais. O período de incubação é esse tempo desde a exposição até o aparecimento dos sintomas clínicos da raiva. O período de incubação pode variar de alguns poucos dias até anos, mas geralmente dura de 1 a 3 meses. A disseminação do vírus dentro do sistema nervoso central é rápida. Durante o período de infecção cerebral desenvolvem-se as alterações clássicas de comportamento associadas à raiva.
SINAIS E SINTOMAS
Nos seres humanos:
» náuseas; » febre pouco intensa; » dor de garganta; » cefaléias (dores de cabeça); » ansiedade; » sensibilidade exagerada no local da mordida; » excitabilidade; » perda de sensibilidade em uma área do corpo; » perda de função muscular; » alucinações visuais e auditivas; » delírio e acessos de fúria; » convulsões; » paralisia progressiva; » coma e morte.
Nos animais o período de incubação é muito variável, neles os sintomas são:
» fotofobia (medo da claridade); » agressividade; » mordidas no ar; » salivação excessiva; » dificuldade para engolir; » alterações de comportamento e paralisia.
Quando chega neste estágio o