Raiva
Da Emoção à Lesão
Parte 1
Ansiedade, Tristeza e Raiva; Complicações na Saúde
"O que mata não é o trabalho; é a raiva"
Adib Jatene
O termo emoções negativas se refere às emoções que produzem uma experiência emocional desagradável, como a ansiedade, a raiva e a tristeza, estas, consideradas as três emoções negativas mais importantes.
Uma segunda emoção negativa que está sendo muito estudada é a raiva, por sua estreita relação com os transtornos cardiovasculares.
As classificações tradicionais dos transtornos psicofisiológicos descrevem as seguintes doenças relacionadas com variáveis psicológicas. ALGUMAS (POUCAS) DOENÇAS PSICOFISIOLÓGICAS | Transtornos cardiovasculares | enfermidade coronariana, hipertensão arterial, arritmias |
_____________________________________________________________________________
Disponível em: http://blogdabiossintese.blogspot.com.br/2011/01/raiva.html acessado dia 17/03/2012 às 12h00min.
10 de Janeiro de 2011
A RAIVA
Regra geral, temos dificuldade em assumir que sentimos ansiedade, ódio, raiva, porque achamos que não somos boas pessoas se sentirmos isso, quando de facto toda a gente sente em algum momento. Somos o que somos porque temos todos os lados e é importante para trabalhar raiva, angústia, tristeza entender que temos todo um leque de emoções em nós. A ideia de “colocar para trás das costas” não é bom, porque vai ficar aí: nas costas e no corpo. Temos de saber incluir tudo em vez de reprimir, sendo a raiva das emoções mais reprimidas.
O que é esta repressão? Quando vamos em demasia para algo para o qual não estamos preparados o nosso mundo fecha. Tal e qual como quando queremos dizer algo na nossa vida, por exemplo: que precisamos de algo e esse algo não é nutrido, a energia fica contida.
A sensação de raiva
O movimento de emoções mais primitivas começa muito cedo. A raiva sente-se na