Raiva
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.
A transmissão é por meio do animal infectado através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Infectando animais homeotérmicos, a raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; na em zonas silvestres, se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófagos. 80% dos casos registrados de animais infectados são carnívoros.
2 DESENVOLVIMENTO
A doença apresenta dois principais ciclis de transmissões: urbano e silvestres, sendo o urbano passível de eliminação, por ser dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto á fonte de infecção.
O ciclo urbano ocorre entre cães, gatos e humanos, mais frequentemente nos país em desenvolvimento. Já o ciclo silvestre ocorre principalmente entre morgegos, raposas e macacos, independente do grau de desenvolvimento do país.
No período de 2004 a 2006, entre 77 casos confirmados, o maior números deles ocorreu no estado do Pará (36%), seguido pelo estado do Maranhão (34%).
No aspectos epidemiológicos o bioagente são da familia Robdoviridae, do gênero Lyssavirus. O reservatório mamíferos portadores do vírus rábico. A transmissão é direto por meio do contato da saliva, que pode ser por meio de mordedura, arranhadura, lambedura e contato com a saliva, secreções ou outro tecidos infectados.
O vírus da raiva é neurotrópico, pode atingir as terminações nervosas periféricas e iniciar a migração ao sistema nervosa central. Os sintomas em humanos, nos primeiros dois a quatro dias de pródromos, observar mal-estar geral, aumento de