Vygotsky
Vygotsky é referência no que se diz respeito ao desenvolvimento intelectual, que se inicia na infância, é responsável pela corrente pedagógica chamada sociointeracionismo, que é analisada a partir do que vêm de dentro para fora e ao que cerca o objeto de estudo.
A partir desse estudo foram desenvolvidas os denominados “Planos Genéticos de Desenvolvimento” quatro entradas de desenvolvimento que em conjunto caracterizariam o funcionamento do ser humano:
Filogênese
Se baseia na história da espécie humana, que define limites e possibilidades de funcionamento psicológico, que define o que o ser humano pode fazer, e o que não pode fazer. Uma das características da espécie humana é a plasticidade do cérebro que se adapta a muitas circunstâncias diferentes.
Ontogênese
Por fazer parte de uma determinada espécie, todo membro dessa espécie passa por certo percurso de desenvolvimento que é definido e não outro.
Sociogênese
Analisa o meio histórico e cultural que o objeto de estudo está inserido, o que ocorre de acordo com cada cultura organiza o desenvolvimento.
Microgênese
A analise de cada fenômeno psicológico é analisada separadamente,com foco bem definido.
A intervenção pedagógica:
A teoria de Vygotsky possui a importância de intervenção das outras pessoas no processo de desenvolvimento de cada sujeito, na medida em que se relaciona com o mundo humano, com a cultura deste outro social. Tal intervenção é cultural porque o sujeito aprende nesse momento a estrutura formada pela cultura do mundo que se desenvolve, de forma plena, enquanto interage com as informações advindas de intervenção.
Outro aspecto da teoria é que a intervenção ativa das pessoas define os rumos do desenvolvimento do sujeito. Quando a intervenção pedagógica ocorre na promoção do desenvolvimento de cada individuo este tem experiências de aprendizagem. O sujeito depende dessa intervenção para se desenvolver adequadamente nos rumos da