Raio x
• Detecção da presença de descontinuidades na massa do material, como inclusões, bolhas, mudanças de massa específica (densidade), microtrincas, etc.
•Na indústria, três propósitos: investigação, inspeção de rotina e controle da qualidade.
• Propriedades dos raios-X: capacidade de penetração nos materiais; diferença na absorção da energia. • Para diferentes materiais; propagação das ondas em linha reta; capacidade de afetar um filme radiográfico; capacidade de ionizar gases, capacidade de estimular ou destruir vida nos materiais; é invisível, etc.
• Comprimentos de onda: 0,01 a 1,0 Angstrom .s ensaios não-destrutivos constituem parte integrante de um sistema de gestão da qualidade. São empregados na verificação de peças e componentes. Por não afetar os materiais submetidos a esses tipos de ensaios, são chamados de não destrutivos, permitindo a sua utilização futura. Contribuem para a redução de custos, para o aumento da confiabilidade da inspeção em serviços e manutenção, na fabricação e na montagem.
Atuando no escopo de aviação, espaço e defesa, o CTA, por meio do IFI, é o elo executivo do Sistema de Segurança de Vôo e conta, há mais de duas décadas, com profissionais experientes e qualificados para a realização das atividades de Ensaios Não-Destrutivos, Dureza e Qualificação de Pessoal em Ensaios Não-Destrutivos nos níveis 1, 2 e 3, conforme a seguir:
Não-Destrutivos e Objetivos
Ultra-Som: detectar descontinuidades internas em materiais diversos.
Raios-X: detectar descontinuidades internas em materiais diversos.
Partículas Magnéticas: detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos.
Líquido Penetrante: detectar descontinuidades superficiais em materiais diversos.
Correntes Parasitas: detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais condutores de eletricidade
Qualificação de Pessoal em Ensaios Não-Destrutivos - Níveis 1, 2 e 3
Ultra-Som
Raios-X
Líquido