Raid
Bom, vamos falar de um de nossos últimos processadores desenvolvido pela Intel com grandes potencia e pequenos tamanhos.
Intel Core i7 é uma família de processadores para computadores desktop de 32 ou 64 bits. O ultimo modelo Corei i7 criado foi o 3770 K / 3,5 GHZ, essa nova geração de processadores apresenta a versão Ivy Bridge.
Uma das principais características dessa geração Ivy Bridge: * É um processador QuadCore, mas graças à tecnologia hyperthreading, ele tem a capacidade de simular até oito CPUs lógicos. * O chip responsável pela comunicação entre o processador e a memória RAM agora é “embutido” no próprio processador. Essa tecnologia foi chamada de QPI (QuickPath Interconnect). Assim, as placas-mãe para o Core i7 não possuem mais o famoso FSB (Front Side Bus). * Suporta apenas memória DDR3, sendo incompatível com a memória mais utilizada atualmente, as DDR2. * O Core i7 vem com uma espécie de “overclock” de fábrica. É o chamado “Turbo mode”, que aumenta a performance do processador quando um dos núcleos não está sendo usado. * Cada núcleo do Core i7 conta com uma memória cache L1 de 64 KB e com uma L2 de 256 KB. Além disso, há também a memória L3, com 8 MB compartilhado entre os quatro núcleos.
Com essas melhorias essa terceira geração do Core é um dos mais modernos e tecnológicos processadores atuais, sem contar com sua pequena estrutura. A tecnologia de 45 nanômetros, o que permite a utilização de transistores microscópicos com paredes feitas de háfnio, um elemento químico semelhante ao zircônio. Os engenheiros da Intel descobriram que colocando háfnio nos chips de silício era possível produzir processadores menores, com maior eficiência no uso da energia e maior