Rafaela
Em 1970 depois de se formar em psicologia pela universidade de Buenos Aires, estuda na Universidade de Genebra, onde trabalha como pesquisadora-assistente de Jean Piaget e obtém o seu PhD sob a orientação do psicopedagogo suíço. Retorna a Buenos Aires, em 1971. Forma um grupo de pesquisa sobre alfabetização e publica sua tese de doutorado. No ano seguinte, recebe uma bolsa da Fundação Guggenheim (EUA). Em 1974 afasta-se de suas funções docentes na universidade de Buenos Aires.
Em 1977, após o golpe de estado na Argentina passa a viver em exílio na Suíça, lecionando na Universidade de Genebra. Inicia com Margarita Gómez Palácio uma pesquisa em Monterrey (México) com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. Em 1979 passa a residir no México com o marido, o físico e epistemologo Ronaldo Garcia, com quem teve dois filhos.
Atualmente é Professora titular do centro de investigação e estudos avançados do instituto politécnico nacional, na cidade do México.
Principais trabalhos publicados: * Les relations temporelles dans Le langade de I’enfant * Os sistemas de escrita e o desenvolvimento das crianças, com autoria de AnaTeberosky * 1982 Novas perspectivas sobre os processos de leitura e escrita ( com Margarita Gómez Palácio), resultado de pesquisa com mais de mil crianças em que distingue oito níveis de conceitualização da escrita. * 1985 Processos de alfabetização. A alfabetização em processo * 1986 Os sistemas de escrita no desenvolvimento da criança no Brasil com o nome de A Psicogênese da língua e da língua escrita * 1989 organiza e edita os filhos do analfabetismo e proposta para a alfabetização escolar na America Latins, livro que reúne experiências inovadoras de alfabetização realizadas na Argentina, no Brasil, no México, e na