Sermão inferno
Introdução Através dos tempos as religiões tem criado absurdas teorias a respeito do inferno. Vejamos algumas:
1 – O INFERNO INDIANO: 28 regiões subterrâneas com variados suplícios, de acordo com a culpa. Afinal, saem purificados.
2 – O INFERNO JAPONÊS: são dois, porque os japoneses têm duas religiões: a budista e a xintoísta.
3 – O INFERNO CHINES: os espíritos vivem na atmosfera. Os bons são edificados em recompensa de suas virtudes e serviços. Os maus, por castigo, são esquecidos, sendo negligenciados os sacrifícios funerais e, afinal, morrem definitivamente.
4 – O INFERNO MUÇULMANO: os bons vão para a mansão dos bem-aventurados, cheia de delícias. Os maus vão para o inferno, sofrer os terríveis suplícios do fogo.
5 – O INFERNO GREGO: o Hades, primeiramente, era subterrâneo; depois, uma ilha, para onde os mortos passavam na barca de Caronte, o barqueiro dos infernos.
6 – O INFERNO HEBRAICO: o Sheol residência dos mortos. Ressuscitam afinal; os bons, para o Éden, e os maus, para o castigo do fogo.
7 – O INFERNO CRISTÃO: os cristãos herdaram essa doutrina do paganismo e a ampliaram. Ameaças terríveis. Indulgências para amenizar o fogo. Pinturas imaginárias, tendo por base o poema de Dante. Almas corpóreas e animais a queimar. Caldeirões. Diabos e demônios com garfos. *Crenças Católicas – Purgatório e Inferno * Evangélicos – Inferno Eterno
Ι – O Inferno segundo a Bíblia
1 – Um dicionário diz: Inferno é um lugar subterrâneo em que habitam as almas dos mortos (segundo as religiões antigas); lugar que se destina ao suplício eterno das almas dos condenados ( segundo o catolicismo)
2 – A palavra inferno é traduzida na bíblia por várias palavras: Sheol, Hades e Sepultura com o mesmo significado. a) Sheol – termo hebraico encontrado 33 vezes no Velho Testamento com o significado de sepultura, ou lugar para onde vão os mortos. b) Hades – palavra grega empregada no Novo Testamento onze vezes