Relação professor x coordenador
Educar para a cidadania significa educar pessoas capazes de conviver, comunicar e dialogar num mundo interativo, numa realidade em que os indivíduos reconhecem a interdependência dos processos individuais e dos processos coletivos.
(Libâneo, 2006, p.227) ressalta que “a formação continuada é uma das funções da organização escolar, envolvendo tanto o setor pedagógico como o técnico e administrativo”, ou seja, atividades inerentes aos gestores e coordenadores da escola, de acordo com as atuais exigências da gestão democrática.
Uma escola que possibilite uma convivência harmônica e enriquecedora entre os indivíduos pressupõe o conhecimento da diversidade. Saber que somos diferentes e que cada um tem o direito de ser diferente, único, singular, exige um aprofundamento no respeito pelo outro e na compreensão do outro. Requer que se trabalhem não apenas os espaços externos, os ambientes de aprendizagem onde acontecem as relações, mas, sobretudo, o espaço interno de cada elemento da equipe de trabalho, possibilitando o auto-conhecimento e, como conseqüência, o reconhecimento do outro. Neste contexto, um relacionamento harmonioso facilita a atuação em conjunto para enfrentar os problemas, encaminhar soluções, realizar experiências inovadoras num clima satisfatório característicos de uma escola democrática.
A relação professor e coordenação pedagógica em busca da formação continuada exige muita estimulação de ambas as partes. É necessário que a equipe entre em sintonia para que as ações planejadas aconteçam e alcancem sucesso.
É indispensável a participação, o debate, a troca de idéias, a exposição do ponto de vista e a apresentação de sugestões ou novas propostas, garantindo sempre uma comunicação efetivando-se mal-entendidos. Com este preparo cada parte toma consciência de seu papel e de sua importância.
O professor, sendo um educador, é um agente produtivo e renovador quando