O coordenador pedagógico e a gestão do ensino nas séries iniciais
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO DO ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS
MARIA ETERNA PEREIRA ARAÚJO
Rio de Janeiro 2012
MARIA ETERNA PEREIRA ARAÚJO
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO DO ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Coordenação Pedagógica.
Orientador: Professora Doutora Sabrina Moehlecke
Rio de Janeiro
2012
Formar-se, não é instruir-se; é antes de mais nada refletir, pensar numa experiência vivida (...) formar-se é aprender a construir uma distância face à sua própria experiência de vida, é aprender a contá-la através de palavras, é ser capaz de a conceitualizar.
(Remy Hess)
RESUMO
Neste trabalho reflito sobre o papel do Coordenador Pedagógico nas séries iniciais. Investigo como a sua atuação pode contribuir para práticas mais eficazes na alfabetização e letramento dos alunos do ciclo escolar – 1º, 2º e 3º ano de escolaridade, na Escola Municipal São José, no município de Queimados, no Estado do Rio de Janeiro. Levanto como hipótese a ideia de que a participação mais ativa e consciente desse profissional frente à gestão pedagógica no processo ensino/aprendizagem e apoio aos professores traz a capacidade potencial de melhorar a aprendizagem. Discuto, sucintamente, sobre as dificuldades da escola em cumprir com sua obrigação legal em promover educação de qualidade, sobre a importância de relacionar a teoria à prática e a necessidade de olhar a avaliação como ponto de partida. Ao final do projeto, apresento um plano de ação para o ano letivo de 2013, onde me coloco como