Radiologia
A história dos raios X é mais antiga do que a data de sua descoberta que foi em 1895. Muitos tiveram a oportunidade de serem agraciados com o título de descobridor dos raios X. Porém apenas um homem conseguiu decifrar o enigma dos raios, seu nome, Wilhelm Conrad Roentgen. Após essa importante descoberta abriram-se as portas para que outras formas de se estudar o corpo humano fossem desenvolvidas. O casal Curie foi essencial para o desenvolvimento da radioterapia. O ultra som foi muito usado durante a primeira e segunda guerras mundiais. A medicina nuclear dava seus primeiros passos no ano de 1923 quando Havesy utilizou pela primeira vez, um traçador natural em uma exploração biológica. Quando Godfrey Newbold Hounsfield decidiu acoplar um computador a cristais sensíveis a radiação para construir imagens do interior do corpo, estava se criando a tomografia computadorizada. No fim da década de 30 foram usadas ondas de radio de baixa freqüência juntamente com campo magnético muito forte, mas sem radiação ionizante, e estava criada a ressonância magnética.
Muitos anos se passaram e cada técnica foi se aprimorando em novas descobertas, nos dias atuais temos muitas novidades que permitem que cada estudo se aperfeiçoe mais.
1. DESCOBERTA DOS RAIOS X
1.1 Quem foi Wilhelm Conrad Roentgen
Wilhelm Conrad Roentgen, nasceu 27 de março de 1845, em Lennen, na Província do Baixo Reno, na Alemanha. Era o único filho de um fabricante e comerciante de roupas. Ingressou na Universidade de Utrecht em 1865, para estudar física. Em 1969, obteve o doutorado na Universidade de Zurich e foi indicado assistente do Professor Kundt, acompanhando-o para Wurzburg no mesmo ano. Em 1874, qualificou-se como conferencista na Universidade de Strasbourg; em 1875, foi indicado Professor na Academia de Agricultura Hohenheim, Wurtemberg. Em 1888, aceitou convite da Universidade de Wurzburg, onde sucedeu o Professor Kohlrausch. Em 1900, já famoso pela sua descoberta, aceitou