Sistema digestivo
Funções gerais: - Propulsão e mistura do conteúdo gastrintestinal;Secreção dos sucos digestivos;Digestão do alimento;Absorção dos metabólicos.
Cada parte anatômica do sistema digestivo é adaptada a funções específicas, como:
A simples passagem do alimento de um ponto para outro, como no esôfago;
O armazenamento do alimento no corpo do estômago, ou de matéria fecal no cólon descendente; A digestão do alimento no estômago, duodeno, jejuno e íleo; A absorção dos produtos finais da digestão em todo o intestino delgado e metade proximal do cólon.
Sistema Nervoso Intrínseco.
- Situado na parede da víscera desde o esôfago até o ânus. Dividido em: Plexo mioentérico; Plexo submucoso.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO – Simpático e Parassimpático.
O plexo mio-entérico: Camada mais externa e localiza-se entre as camadas musculares longitudinal e circular, é mais extenso que o plexo submucoso. Tem função principalmente motora, controla os reflexos: - Intrínseco – enzimas; - Parassimpático – peristaltismo; - Víscero intestinal – eliminação do bolo fecal.
O plexo submucoso: Camada mais interna e localiza-se na submucosa. Tem função principalmente sensorial, recebe sinais do epitélio intestinal e dos receptores de estiramento na parede do intestino, secreta muco e controla a absorção.
O Sistema Nervoso Intrínseco sofre controle do SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO – Simpático e Parassimpático.
Movimentos Gastrintestinais. Peristaltismo: consiste em constrições circulares, em torno da víscera, que se propagam em torno da parede, o que empurra o conteúdo visceral ao longo do tracto, numa velocidade adequada à digestão e absorção. É controlado pelo plexo miontérico. Movimentos de Mistura: mantêm o conteúdo intestinal sempre bem misturado, variam de acordo com a região onde estão ocorrendo.
No estômago: movimentos peristálticos locais possibilitando maior ação das secreções gástricas.
No intestino: realizados por anéis de