radiologia
1.1 Justificação Como visto anteriormente, toda exposição à radiação ionizante pode levar algum risco de dano à saúde humana, e este risco aumenta com o aumento da exposição. Consequentemente, qualquer aplicação da radiação que conduza a um assunto da exposição do homem deve ser justificada, para garantir que o beneficio decorrente dessa aplicação seja mais importante que o risco devido ao aumento à exposição.
1.2 Limites de Dose Limites de dose representam um valor máximo de dose, abaixo do qual os riscos decorrentes da exposição à radiação são considerados aceitáveis. No caso das radiações ionizantes, são estabelecidos limites de dose anuais máximos admissíveis (LAMA), que são valores de doses às quais os indivíduos podem ficar expostos, sem que isto resulte em um dano à sua saúde, durante toda sua vida. Para o estabelecimento dos limites máximos admissíveis para trabalhadores foram considerados os efeitos somáticos tardios, principalmente o câncer.
#Existem duas situações em que as pessoas podem estar sujeitas às radiações ionizantes: a)situação normal: situação em que a fonte radioativa está controlada e a exposição pode ser limitada com o emprego de medidas adequadas de controle. b)situação anormal ou acidental: situação em que o controle sobre a fonte de radiação e a exposição, portanto, deve ser limitada unicamente com medidas corretivas.
1.3 Otimização Ainda que a aplicação das radiações ionizantes seja justificada e que os limites seja obedecidos. é necessário otimizar os níveis de