Radiodifusao Digital Apresentacao 3
O chamado rádio digital, assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro para transmitir sons. No caso do rádio analógico, o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM. No digital, o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma muito semelhante à uma rádio analógica, envolvendo tradicionais elementos como torre e antenas.
Slide 6 – Quais as vantagens dessa rádio?
-Melhoria na qualidade do áudio ( ouvir estações de rádio FM com qualidade de CD, e AM sem interferência – Am com qualidade de FM).
-Serviço de dados: essa tecnologia permite a transmissão de textos (que podem ser exibidos em um visor do aparelho), além de imagens em baixa resolução e velocidade. Futuramente, receptores mais modernos poderão transmitir vídeos.Desta forma, o ouvinte também pode ler informações complementares às notícias transmitidas pela emissora - cotações, previsão do tempo, notícias de trânsito etc. - bem como detalhes da programação musical - autor, título da música. Futuramente, aparelhos digitais mais modernos transmitirão vídeos.
- Diminuição dos gastos com energia (possibilidade de transmitir três diferentes programações em um mesmo canal sem que sofram interferência (além de uso mais eficiente do espectro). Esse sistema usa menos energia para a mesma cobertura do analógico.
-Manutenção da cobertura analógica
-Uso eficiente do espectro: possibilidade de transmitir três diferentes programações em um mesmo canal sem que sofram interferência.
As faixas de freqüências nas comunicações são alocadas de acordo com o tipo de aplicação e o meio de transmissão utilizado. O espectro de freqüência utilizado por todos os meios de comunicação tornou-se um recurso escasso.
A rádio difusão com o emprego da modulação proposta é capaz de oferecer outros canais de comunicação