Enteropneusta
Algumas características anatómicas são:
Ânus terminal. probóscide e colar coberto por epitélio ciliado que conduz a água e os nutrientes para a boca
Estomocorda projeção fibrosa da faringe, direcionada para a região anterior, que inicialmente foi considerada homóloga a notocorda, mas se trata de uma estrutura diferente por ter origem endodérmica (a origem da notocorda é mesodérmica)
O gênero Balanoglossus é o mais conhecido e habita as costas dos oceanos Atlântico e Pacífico, enquanto o Ptychodera ocupa as costas do Indo-Pacífico.
Tegumento[editar | editar código-fonte]
Ausência de cutícula;
Uma camada de células ciliadas: que podem ser sensoriais e glandulares que expelem muco e bromina com a função de proteção.
Camada basal: células glandulares e sensoriais estão acima da musculatura circular e radial; que por sua vez estão acima da musculatura longitudinal.
Celoma[editar | editar código-fonte]
Protocele: celoma da probóscide, apresenta um poro a esquerda do pedúnculo.
Mesocele: celoma do colarinho dividido em duas porções (esquerda e direita); possui um poro cada uma e abre-se no tronco, "um poro branquial".
Metacele: celoma ao tronco; duas metades; não se abre para o exterior; apresenta celoma parihemal; apresenta podócitos (paredes laterais dobradas que implica maior superfície).
Mesoderma: diferenciado em células musculares, células ciliadas, primeira camada de músculos com musculatura circular fraca, segunda camada de músculos com musculatura longitudinal e músculo circular; musculatura desenvolvida principalmente no colarinho e na probóscide. Musculatura do tronco apresenta um par de dorsais e um par ventro-laterais.
Sistema Digestivo[editar | editar código-fonte]
Boca: lateral,