Radioativo 1
Esse trabalho se trata sobre o lixo nuclear. Temos opiniões diversas em relação da utilização da energia nuclear, de um lado temos os governos querendo a utilização de energia dizendo que ela e segura, e do outro lado os ambientalistas tentando avisar do quão perigosa pode ser,provocando uma grande poluição nuclear.
O lixo nuclear deveria poluir muito mais do que o lixo comum, só que o lixo nuclear ultimamente tem um maior controle de destinação do que o lixo comum. Esse lixo comum é encontrado em todos os lugares, já o nuclear a poluição só ocorre quando a vazamento de resíduos radioativos. A grande diferença é que o lixo nuclear permanece ativo por milhares de anos.
Definição
Lixo nuclear, também conhecido como lixo atômico, é proveniente das escórias radioativas produzidas durante o processo de fissão nuclear. Esse tipo de lixo é gerado nos reatores nucleares.
Rejeitos radioativos de alta periculosidade, como césio, estrôncio, iodo, criptônio e plutônio, são criados no reator nuclear e logo após descartados, ou melhor, armazenados. O lixo atômico não pode ser tratado como o lixo que você descarta em sua casa, ele abrange todo material que não pode ser reutilizado e que contém elementos radioativos.
Descarte do lixo nuclear
O lixo nuclear tem um fim diferente do comum, ele é colocado em local isolado (de acordo com seu nível radioativo) e lá permanece em repouso até que passe a não emitir mais radiação. Só após esse período de recluso o lixo pode ser tratado como não reativo.
O lixo que sai do reator nuclear pode ser classificado de três maneiras, de acordo com o grau de nocividade do resíduo:
Resíduos desclassificados: (ou extintos) não oferecem uma radioatividade que podem resultar perigos para a saúde de pessoas e o meio ambiente, ou para o presente ou no futuro, pode ser usado como materiais convencionais.
Resíduos de baixa atividade: possuem radioatividade gama e beta em níveis menores a 0,04 Gb/m³ se são líquidos, 0,00004 Gb/m³ se são