Radio
O cliente quando nos procura, ele quer geralmente pelo menos uma destas coisas abaixo:
· Criar a identidade da empresa pertencente à ele ou para a qual ele trabalha.
· Remodelar a identidade visual pré-existente.
· Colocar um produto no mercado (criação da identidade visual do produto, além de promover a divulgação do mesmo).
· Reposicionar a marca e ou produto no mercado.
· Decretar a “morte” do próprio produto (afim de colocar outro em seu lugar) ou atacar produto da concorrência (geralmente feito de maneira indireta).
· Fazer o planejamento da estratégia de marketing das peças criadas.
1. Atendimento: Os profissionais do atendimento são o elo de comunicação entre o CLIENTE e a AGÊNCIA, ou seja, é dever do atendimento desde “vender o peixe” da agência, além de traduzir tudo o que a criação quer transmitir ao cliente, interpretar o briefing, o briefing nada mais é do que tudo o que o cliente quer, colocado em um documento escrito pelo executivo de contas*(esse é o termo mais apropriado para o profissional do atendimento) na linguagem da agência. Também é dever do mesmo participar do Brainstorm (reunião sobre com o objetivo de se obter idéias para resolver o “problema” do nosso cliente exposto no briefing).
2. Criação: Isso mesmo, é onde a “mágica acontece”, aqui nós temos por ordem hierárquica (isso tecnicamente não existe).
Diretor de criação: Ele é o responsável pelo setor de criação, a responsabilidade do mesmo é supervisionar o trabalho feito pelos demais profissionais, a palavra final sobre cada peça (aprovação ou reprovação) também é dele, caso algo não saia como planejado com relação a uma peça, a responsabilidade é dele.
Diretor de arte: Esse é parte de uma dupla (raramente trabalha sozinho). O trabalho dele é com as imagens e é subordinado direto ao diretor de criação, sendo livre parar criar, porém o trabalho final tem que passar pelo crivo do superior antes de ir para a rua.
Redator: