Radicais livres vs antioxidantes
Os Radicais Livres no Corpo Humano
Os radicais livres são substâncias tóxicas produzidas pelo organismo que, em condições normais, ele próprio se encarrega de neutralizar. Essenciais para a proteção e correto funcionamento do nosso corpo, eles são criados pelo nosso organismo, mas devido aos hábitos errados como fumar, rotinas diárias estressantes, agentes tóxicos causados pelos cigarros, poluição, a exposição em excessos ao sol e a alimentação nada saudável, fazem com que os radicais livres fiquem em excessos no nosso corpo e comecem a causar vários problemas como a eliminação das membranas celulares do DNA, e com isto começam a aparecer as inflamações e os sintomas do estresse oxidativo, que por sua vez causam as diabetes, cânceres, doenças crônicas e cardiopatias.
Para se evitar que os radicais livres fiquem em excessos devemos mudar nossos hábitos de vida para uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos diariamente, procurar consumir as frutas, legumes e verduras que são alimentos ricos em fibras alimentares. Essenciais para o correto funcionamento do organismo, estes alimentos são ricos em antioxidantes essenciais para evitar que os radicais livres aumentem.
Nas últimas décadas foram realizadas inúmeras pesquisas a fim de esclarecer o papel dos radicais livres em processos fisiopatológicos, como câncer, aterosclerose, inflamação, etc.
Devido ao aumento das patologias causadas por radicais livres, torna-se cada vez mais importante o entendimento dos mesmos tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.
Analisa-se se os mesmos atuam de forma benéfica e/ou maléfica, como fazer para minimizar seus efeitos e quais as substâncias antioxidantes que podem ser utilizadas para neutralizar a ação dos radicais.
O que Produz os Radicais Livres
São produtores: oxigênio, alimentos que contêm agrotóxicos, aditivos, estresse, cigarro, álcool, radiação, algumas drogas químicas sintéticas, transplantes de pele ou de