Radiação ionizante, grandezas e proteção
Estudamos principalmente a radiação X, sua produção e sua interação com a matéria. Estudamos também elétrons e um pouco de sua interação com a matéria. Qualquer radiação que tem o poder de ionizar átomos é chamada de radiação ionizante. Existem ainda outros tipos de radiação ionizante.
Radiações ionizantes
Ondas eletromagnéticas:
Raios X Raios γ;
– já estudamos como são produzidos;
Radiação corpuscular – partículas:
Partículas α; Partículas β; Nêutrons; Prótons.
Qual sua origem?
Decaimento radioativo
Existem alguns átomos que são instáveis. Alguns exemplos são: 60Co, 137Cs, 14C, U. Alguns desses átomos são encontrados na natureza como o 14C, outros não, esses são produzidos em laboratório como o 60Co. Os átomos podem ser instáveis devido a excesso de prótons ou nêutrons no núcleo, ou apenas excesso de energia.
Decaimento radioativo
Esses átomos emitem radiação para buscar estabilidade. Essa radiação pode ser corpuscular (partículas) ou ondas eletromagnéticas.
Ondas eletromagnéticas ou fótons
Raios γ
São emitidos por um núcleo que está no estado excitado e emite esse tipo de radiação em busca da estabilidade.
Radiação corpuscular
Partículas que, principalmente, são emitidas por núcleos instáveis em busca de estabilidade. Algumas dessas partículas podem ser obtidas por outros meios que não decaimento radioativo. São elas:
Partículas alfa; Partículas beta; Nêutrons; Prótons.
Partículas alfa
É composta por dois nêutrons e dois prótons, unidos. É dito, também, como sendo um núcleo de hélio. Transfere muita energia por unidade de caminho andado. Tem baixo alcance na matéria.
Partículas beta
Existem dois tipos:
β+ e β-
β- são os elétrons. β+ são pósitrons, partículas de mesmas características que os elétrons mas com carga positiva. Não transfere tanta energia por