radiações
CAMAÇARI
2014
RADIAÇÕES IONIZANTES E OS MODELOS MATEMÁTICOS
Trabalho solicitado como requisito da matéria ......... Docente: ............................... Discente: Diego Soares de Oliveira
CAMAÇARI
2014
CONTEÚDO
3
Introdução
A natureza está cheia de átomos radioativos e consequentemente os seres vivos se formaram e se desenvolveram com este ambiente, a luz solar é uma fonte natural radioativa, a radiação está presente na areia da praia, na louça doméstica, nos alimentos, na televisão quando está ligada.
A radiação é ondas ou partículas de alta energia emitidas por fontes naturais e artificiais, os fenômenos associados a interação da radiação com a matéria, seja biológico ou não, surgem efeitos biológicos das radiações, que são as consequências posteriores a exposição. (Manuel Merck, seção 24, capitulo 279).
Ela se propaga de uma fonte emissora através de qualquer meio e se apresenta em forma de partículas, prótons, elétrons, nêutrons (etc) e também em forma de ondas eletromagnética.
Qualquer tipo de radiação interage com corpos, inclusive humano, depositando neles energia, mas a forma de interação depende do tipo e da energia da radiação e do meio observador. A radiação pode ser caracterizada como ionizante e não-ionizante, sendo a principal diferença entre elas a energia e a frequência ou, o comprimento de onda.
O processo de ionização é o início do dano biológico provocado pela radiação ionizante. Grande parte das exposições de indivíduos a radiação ionizante é de origem medica, seja no diagnostico ou no tratamento de doenças. No entanto, a maior parcela dos profissionais expostos a essas radiações provém do radiodiagnostico.
Nesta pesquisa focaremos em radiações ionizantes que é aquela capaz de arrancar um elétron