Racismo
No entanto, racismo é muitas vezes confundido com xenofobia. A xenofobia pode ser caraterizada por ser um distúrbio psiquiátrico excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente.
Na maioria das vezes o racismo é influencia de uma educação familiar racista e discriminatória ou pela sociedade em que o sujeito se insere.
As consequências do racismo podem levar à exclusão das pessoas mais desfavorecidas que são bastante punidas e injustiçadas. São obrigandas a fazerem coisas desumanas, tal como a submissão à escravidão ou humilhação diante das outras pessoas, causando perturbações mentais que por vezes levam as pessoas a cometer suicídio.
Um indivíduo racista assume uma atitude rebaixadora, revelando repugnância, distanciação, frieza e indiferença. Estes fatores não relevam em nada um sentimento de entreajuda e união. São valores muito pouco éticos e morais, relevando-se pouco corretos e decentes. Um racista é imoral.
Na minha opinião, o racismo é nada mais do que pura ignorância e falta de diversidade cultural. Alguém que é racista, para mim torna-se numa pessoa desprezível, ignorante e egocêntrica. Devia focar-se em enriquecer-se culturalmente, e não em destruir ou desprezar a variedade cultural que podemos encontrar nos diferentes grupos sociais. Acho que é sempre uma nova experiência encontrar nos outros algo de novo e de único porque todos têm algo para oferecer, para ensinar e para preservar. E é com esta opinião que defendo que deviamos respeitar as diferenças que outros individuos aparentam perante nós.
Acho que a importância que é dada à cor da pele é algo absurdo. A diferença de cor da pele tem fundamento científico, não existe qualquer outra razão