Racismo
Declaração do Milénio Racismo A declaração do Milénio, realizada em 2000, contém todas as
preocupações dos 147 chefes de Estados de 191 países, que participaram na maior reunião de mundial já realizada. O racismo/discriminação racial, consta no artigo 4.
Artigo 4
“Estamos decididos a estabelecer uma paz justa e duradoura em todo o mundo, em conformidade com os propósitos e princípios da Carta.
Reafirmamos a nossa determinação de apoiar todos os esforços que visam fazer respeitar a igualdade e soberania de todos os Estados, o respeito pela sua integridade territorial e independência política; a resolução dos conflitos por meios pacíficos e em consonância com os princípios de justiça e do direito internacional; o direito à autodeterminação dos povos que permanecem sob domínio colonial e ocupação estrangeira; a não ingerência nos assuntos internos dos Estados; o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais; o respeito pela igualdade de direitos de todos, sem distinções por motivo de raça, sexo, língua ou religião; e a cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de carácter económico, social, cultural ou humanitário.”
Racismo
É a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.
Como evitar o racismo
• Contacto saudável entre todas as raças;
• Combater a desigualdade social;
• Combater contra a discriminação social no acesso ao trabalho/escola;
• Criação de linhas de apoio a vítimas deste preconceito; • Mudança de mentalidade através de ações de formação; • Manifestações/ propagandas contra atitudes racistas; • Como cidadão respeitar os direitos humanos.
Organizações perante vítimas de racismo
O SOS RACISMO partiu da iniciativa de um grupo de pessoas que se propôs lutar contra o Racismo, e assim contribuir para uma sociedade em que todos tenhamos os mesmos