Racismo
Filosofia
Preconceito racial:
O preconceito parte do principio que no mundo em que vivemos é assolado pela tensão, discórdia, preconceito e violência. Pode-se considerar muito difícil, para alguém criado achando que a sua cor, crença ou cultura é melhor do que a dos outros, aceitar e respeitar essas pessoas. Seria ainda mais difícil aceitar alguém de quem você tem ressentimento por saber que o povo de tal pessoa causou anos (ou talvez séculos) de sofrimento, humilhação, abuso, exploração e perseguição ao seu povo.
Poderíamos criar uma lei para tentar resolver esses problemas, porém, esses problemas raciais e étnicos são complexos e as pessoas preconceituosas dificilmente mudariam de opinião e atitudes. O preconceito nada mais é que um problema social que deve ser tratado com urgência, único modo que diminuiria esses atos seria dar acesso às pessoas com acesso a educação de qualidade.
Preconceito historicamente no Brasil :No século XIX, a escravidão dos negros foi abolida no país. No entanto, após sua libertação, aos escravos negros e aos seus filhos foram negados quaisquer direitos, terra, escola, moradia, água e eletricidade. Após a escravidão negra, o governo apoiou uma política de "branqueamento" da população, e muitos imigrantes europeus e árabes estabeleceram-se em terras brasileiras. O resultado desta política é que hoje o Brasil tem a terceira maior população branca do mundo, depois apenas dos Estados Unidos e da Rússia.
No Brasil atualmente:
O Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais. O espaço e a visibilidade que o negro tem em nossa sociedade, não permitem que ele sirva de referência. Estudos realizados pelo IBGE mostram que no Brasil os brancos recebem salários superiores, cerca de 50%, aos recebidos pelos negros no desempenho das mesmas funções, e que o índice de desemprego desses também é maior. No campo da educação, o analfabetismo, a repetência, a evasão escolar são consideravelmente mais