simbolismo em portugal e no brasil
NO BRASIL
I – CARACTERÍSTICAS
O Simbolismo, assim como o Realismo-Naturalismo e o
Parnasianismo, é um movimento literário do final do século XIX .
Para começarmos nossas reflexões veja a próxima imagem:
Essa imagem é uma conhecida tela de Monet, chamada Nenúfares – Reflexos verdes. Ela nos apresenta uma característica marcante do Simbolismo: repare que não há uma definição da imagem. O que vemos são apenas contornos. Monet apenas sugere o que pode ser a realidade.
No Simbolismo, ao contrário do Realismo, não há uma preocupação com a representação fiel da realidade, a arte preocupa-se com a sugestão.
O Simbolismo é justamente isso, sugestão e intuição. É também a reação ao Realismo/Naturalismo/Parnasianismo, é o resgate dasubjetividade, dos valores espirituais e afetivos. Percebe-se no
Simbolismo uma aproximação com os ideais românticos, entretanto, com uma profundidade maior, os simbolistas preocupavam-se em retratar em seus textos o inconsciente, o irracional, com sensações e atitudes que a lógica não conseguia explicar.
O leitor não deveria tentar entender os textos, mas se deixar levar pelas sensações.
Em Portugal, esse movimento literário tem início, em 1890, com a publicação do poema Oaristos, de Eugênio de Castro. (Oaristo é um termo grego que significa “diálogo íntimo” ou “diálogo amoroso”).
Entre as principais características parnasianas estão:
Espiritualismo e
Misticismo
Sugestão
Imprecisão
Sinestesias
Musicalidade
Maiúsculas alegorizantes
Espiritualismo e Misticismo = Para os simbolistas a arte era uma forma de religião. Os textos simbolistas apresentam muitas vezes uma visão cristã. Era comum a distinção entre corpo e alma e o desejo de purificação, de sublimação: anulação da matéria para a libertação da alma. Era também comum a utilização de vocábulos ligados ao místico e ao religioso, como missal, breviário, hinos, salmos, entre outros.
Sugestão = Para a arte simbolista mais importante que