o simbolismo no brasil e portugal
O Simbolismo foi uma escola literária do fim do século XIX, surgida na França como reação ao Realismo e, sobretudo, ao Parnasianismo. Essa escola caracterizou-se por apresentar uma visãosubjetiva, simbólica e espiritual do mundo.
A primeira obra simbolista foi “As Flores do Mal”, de Charles Baudelaire, datada de 1857. No entanto, o termo Simbolismo foi usado pela primeira vezsomente em 1886, por Jean Moréas, que divulgou um manifesto no qual afirmava que simbolismo era o único termo capaz de designar as tendências artísticas da época.
Contexto histórico: O Simbolismo naEuropa
O Simbolismo representou, na Europa, a estética literária do final do século XIX, que foi contra as propostas do Realismo, que valorizava o material e o objetivo. O Simbolismo é oposição vigorosaao triunfo de coisa e de fatos sobre o sujeito.
Simbolismo em Portugal
O Simbolismo foi introduzido por Eugênio de Castro com a obra Oaristos em l890 no prefácio do livro ele delineou osprincípios estéticos da nova escola.
O período compreendido entre l890 a l9l5 foi marcado por um aglomerado de correntes literárias e pensamentos, mostrando, por um lado à dissolução de valores tradicionais epor outro a procura de novos rumos para superar o estado calamitoso em que se encontravam as letras portuguesas.
O Simbolismo convive com o Realismo que junto caminha com um Naturalismo adoentado,já que em Portugal esta corrente quase não existiu.
Contexto histórico
Com a publicação de Oaristos, de Eugenio de Castro, em 1890, inicia-se oficialmente o Simbolismo português, durando até 1915,época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estética.
Conhecidos como adeptos do Nefelibatismo (espécie deadaptação portuguesa do Decadentismo e do Simbolismo francês), e, portanto como nefelibatas (pessoas que andam com a cabeça nas nuvens), os poetas simbolistas portugueses vivenciam um momento...