racismo
O racismo é uma invenção da nossa sociedade, não é uma coisa natural, as pessoas não nascem racistas, elas aprendem ao longo da vida. Porém o racismo não foi inventado em um único momento, nem por uma pessoa só, existiram inúmeras ações e ideias que foram construindo e solidificando o racismo. No Brasil, a construção do racismo está fortemente vinculada à escravização de africanos e seus descendentes, por mais de 300 anos, o que deixou profundas e cruéis marcas em nossa história.
É muito comum que pensemos que o racismo que existe atualmente é fruto apenas da época da escravidão, em parte isso é verdade, mas o que pouca gente sabe é que após a Abolição da escravidão, em 1888, foram criados novos mecanismos para que os/as negros/as continuassem excluídos. Com a Abolição os/as negros/as, o Brasil promoveu a imigração de pessoas, em sua maioria europeia, para ocuparem os postos de trabalhos que estavam surgindo e os que antes eram ocupados pelos/as negros/as. Com isso muitos/as ex-escravizados/as não tinham onde morar nem onde trabalhar.
Logo após a Abolição, o Brasil teve fortes influências de ideias higienistas, algumas dessas ideias pregavam que as cidades deveriam ter aparência “limpa” e “bela”, por isso muitos/as negros/as foram sendo “empurrados” para fora dos centros urbanos, sem ter casa ou trabalho, eles/as improvisaram moradias nas periferias, dando origem as favelas. É por isso que ainda hoje a maioria da população das favelas e de pessoas pobres, de modo geral, é negra.
Década após década, a sociedade foi criando novos mecanismos de exclusão dos/as negros/as, impondo barreiras para que eles pudessem ter acesso aos direitos dos quais outros segmentos da população já tinham. Assim, o racismo foi sendo reinventado e reforçado deixando suas marcas suas marcas em todos os espaços da sociedade, por isso é importante todas/os nós lutemos contra o racismo.