Analise do filme- Meu nome não é radio
FILME ANALISADO: Meu nome é Radio.
CENA 1: “ Alunos de Jones pegam Rádio e o trancam em um quarto escuro amarrando seus pés e mãos. Jones o encontra desesperado com medo e chorando, ajudando-o a se soltar então é nesse momento que começa uma relação de confiança e amizade entre o jovem Radio e o professor. O treinador faz uso de sua autoridade e pune os alunos que maltrataram Rádio com um treino pesado, além de convidar Rádio para ajudá-lo nos treinos O professor sofre uma forte pressão da comunidade escolar por querer ajudar um jovem negro com deficiência mental (EXTINÇÃO E DISCRIMINAÇÃO).
ANÁLISE: nesta cena faz uso da PUNIÇÃO, onde o treinador ensina a seus alunos que ter amarrado o Rádio, que é um jovem com deficiência mental e por ser negro, que não e um comportamento humano, que foi abusivo, preconceituoso. Para isso ele resolve aplicar a eles um forte treinamento. Após esse acontecimento o treinador estimula Radio a ir aos jogos para ajudá-lo, já que percebe que o garoto tem afinidade com o esporte fazendo uso do CONDIONAMENTO OPERANTE, estimulando o garoto a aprender novas coisas. O professor e treinador Jones sofre com a pressão da escola e da comunidade por querer ajudá-lo, gerando uma DISCRIMINAÇÃO E EXTINÇÃO somente porque o Radio tem deficiência e por ser negro.
CENA 2 : “O primeiro jogo onde o Radio participa “ajudando” o treinador Jones, onde que Rádio canta a jogada do passe para o time adversário, onde ele e instruído por Jones e outros a não falar para time adversário a jogada pretendida, onde ele percebe que fazendo isso não beneficiaria o time. Logo após a vitória, o professor Jones entrega a bola para Rádio, como o melhor jogador do time.
ANALISE: nessa cena notamos que ocorre o REFORÇO NEGATIVO, quando o Radio percebe que falar a jogada para o outro time e prejudicial ao time. Ele tenta ajudar o treinador, COMPORTAMENTO RESPONDENTE, onde ele é todo tempo estimulado a aprender e praticar o que aprendeu nos treinos.