Racismo
"Cada um tem sua forma de se manifestar contra o racismo", completou.
Um dos atores negros de maior sucesso na atualidade, Lázaro Ramos afirmou que cada pessoa tem sua forma de se manifestar contra o preconceito racial, mas que prefere dizer que "somos todos humanos", em vez de aderir à campanha "Somos Todos Macacos", divulgada por Neymar após o caso de racismo contro jogador Daniel Alves.
"Cada um tem sua forma de se manifestar contra o racismo. Eu prefiro dizer que todos somos humanos. Racismo é crime", disse o ator durante o lançamento da novela "Geração Brasil", na noite sa última terça-feira (29), no Rio de Janeiro. Na nova novela das sete, que estreou no dia 5 de maio, Lázaro vive o guru Brian Benson.
A discriminação racial é um conceito que normalmente é confundido com racismo (e que o abarca), mas se trata de conceitos que não necessariamente coincidem. Enquanto o racismo é uma ideologia baseada na superioridade de uma raça ou etnia sobre outra, a discriminação racial é um ato que, embora esteja fundado em uma ideologia racista, não sempre o está. Ou seja, é preciso deixar claro que a discriminação racial positiva (quando as discriminações têm como objetivo garantir a igualdade das pessoas afetadas) constitui uma maneira de discriminação cujo objetivo é combater o racismo.
Historicamente, o racismo tem servido para justificar uma série de genocídios (crimes contra a humanidade) e diversas formas de dominação das pessoas. Exemplo disto são a escravidão, a servidão, o colonialismo e o imperialismo, ou seja, uma total afronta a dignidade humana básica de diversos povos ao longo do tempo.
O racismo frequentemente é associado à xenofobia, quer dizer, o ódio, repugnância ou hostilidade relacionada a estrangeiros. Cabe, porém, ressaltar que ambos os conceitos são diferentes, visto que o racismo é uma ideologia de superioridade e a xenofobia é um sentimento de rejeição voltado aos