Tipos de Empresas no Brasil
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FLORDELIS SCHALKEN
ANDRESSA STASSUN
TIPOS DE EMPRESAS NO BRASIL
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2014
Categoria jurídica e porte da empresa são especificações definidas ainda na abertura do empreendimento. Se enquadradas no Simples Nacional, Micro e pequenas empresas ganham benefícios fiscais.
Além do Empresário Individual, há outros tipos de natureza jurídica para quem abre a sua empresa, como apresentadas abaixo.
Empresário Individual
O empresário individual nada mais é do que aquele que exerce em seu próprio nome. Trata-se de uma empresa que é titulada por uma só pessoa física, que integraliza bens próprios à exploração do seu negócio. Um empresário em nome individual atua sem separação jurídica entre os seus bens pessoais e os seus negócios, ou seja, não vigora o princípio da separação do patrimônio.
O proprietário responde de forma ilimitada pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores, com todos os bens pessoais que integram o seu patrimônio (casas, automóveis, terrenos etc.) e os do seu cônjuge (se for casado num regime de comunhão de bens). O inverso também acontece, ou seja, o patrimônio integralizado para a exploração da atividade comercial também responde pelas dívidas pessoais do empresário e do cônjuge. A responsabilidade é, portanto, ilimitada nos dois sentidos.
A empresa (nome comercial) deve ser composta pelo nome civil do proprietário, completo ou abreviado, podendo aditar-lhe um outro nome pelo qual seja conhecido no meio empresarial e/ou a referência à atividade da empresa. Se tiver adquirido a empresa por sucessão, poderá acrescentar a expressão "Sucessor de" ou "Herdeiro de".
Hoje no Brasil, 49% das empresas se enquadram nesse cenário.
O profissional trabalha por conta própria
Pode ter apenas um funcionário que ganhe um salário mínimo
Não pode ser sócio de outra