Raciocinio Criativo na Publicidade
No livro do autor Stalimir Vieira, Raciocínio criativo na publicidade (2001) 2ª edição, mostra que a criatividade vem de um processo de vivência e não de um milagre ou dom implantado em pessoas especiais e com sorte, ou seja, o processo criativo vem de uma subjetividade que esta guardada em sua vivencia, desde quando era uma criança dentro do útero da mãe até o momento de agora.
Segundo Stalimir existem dois tipos de dados para se trabalhar o processo criativo na publicidade, sendo primeira a leitura do briefing que vem do atendimento, é a partir dele que se começa a ter uma visão de como tudo deve ser feito, cada pessoa já tem por sí algo que o influencia a criar determinada campanha, e o briefing vai definir este conceito racional. O outro dado que ele expõe são as informações acumuladas ao longo da vida, que é o mesmo citado logo acima, tudo que se acumulam no subconsciente através de livros que lemos ou series que assistimos, filmes, debates, observações e vivencia entre outras coisas que sempre que necessários ativamos esta parte do celebro para criar algo novo.
O Autor deixa bem claro que não existe formula para ser criativo, nem na publicidade ou fora da mesma e sim oque existe é a força de vontade de criar, ou fazer acontecer. A criatividade deve ser trabalhada constantemente, como uma pessoa trabalha a musculatura de seu corpo, também se deve trabalhar a criatividade no celebro. Mas infelizmente somos bastante atacados pela mídia, onde nem tudo que absorvemos se torna algo produtivo e acaba corrompendo a criatividade ou criando algo assim nem tão “legal” quanto deveria ser, por exemplo, os programas forçados de algumas emissoras de TV (o famoso BBB da globo) resumindo, a criatividade existe em todos mas em alguns ela ainda esta dormindo, para desperta-la se deve saber “conversar” ou “trata-la” bem, sempre alimentando-a com boas iluminações, ou seja, devemos trata-la bem par ser correspondido.
A